Acupuntura para melhora de sintomas de resfriado comum.

julho 8, 2020
 

Infecção urinária em Idosos

As infecções urinárias são responsáveis ​​por 15 % das internações por doenças infecciosas em adultos com mais de 65 anos. Os sintomas mais comuns de infecção urinária são: febre superior a 38 graus ou calafrios, dor para urinar, aumento da frequência de urinar, sensação de urgência e incontinência urinária de início súbito, dor região pélvica ou na região lombar. Em idosos, também podem ser sintomas: confusão mental, sonolência, perda da capacidade de andar ou sentar em menos de uma semana.

Um ponto importante é diferenciarmos infecção urinária de bacteriuria assintomática. Muitas vezes temos bactérias em nosso corpo que não causam infecções, somente estão nos colonizando. Para saber se temos infecção urinária é preciso que tenhamos sintomas, já a bacteriúria assintomática pode aparecer em um exame de urina de rotina, neste último caso, após fazer um exame de urina, ele pode mostrar uma bactéria que não esta causando infecção.

A presença de pus na urina pode sinalizar uma infecção urinária, mas não é necessariamente certeza de que existe infecção, porque a piúria (pus na urina) pode estar presente em até 45% dos adultos com incontinência urinária e em até 90% dos pacientes que moram em instituição de longa permanência. Uma revisão retrospectiva de 339 casos de 2 centros acadêmicos constatou que a piúria estava presente em 70% dos casos de infecção urinária e 42,3% dos casos de bacteriúria assintomática.

A chance de ter infecção urinária aumenta com a idade, uso de cateteres permanentes na bexiga, diabetes, demências, incontinências urinária e anemia por deficiência de ferro, além disso após a menopausa há uma perda da acidez vaginal que protege a mulher de ter infecções urinárias.

Em geral, a infecção urinária é causada por uma bactéria chamada Escherichia Coli, e o tratamento da infecção urinária é realizado com antibióticos e em alguns casos há necessidade de internação hospitalar, quando a bactéria se espalhou para o sangue, ou em quadros de infecções mais graves que atingiram o rim.

Em caso de sintomas de infecção urinária procure ajuda médica com urgência, principalmente se você tiver sintomas como febre, dor lombar, calafrios, sonolência, queda da pressão ou confusão mental.

Detweiler K, Mayers D, Fletcher SG. Bacteruria and Urinary Tract Infections in the Elderly. Urol Clin North Am. 2015;42(4):561-568. doi:10.1016/j.ucl.2015.07.002