Entrevista: Viver isolado aumenta o risco de infarto e AVC
setembro 1, 2019
Poema: O Seu Queixo, Eu Deixo
outubro 9, 2019
Entrevista: Viver isolado aumenta o risco de infarto e AVC
setembro 1, 2019
Poema: O Seu Queixo, Eu Deixo
outubro 9, 2019
 

Como se manter forte e independente após os 60 anos?

Existe um mito entre as pessoas de mais idade de que academia é feita para os jovens. Realmente, durante muito tempo as academias foram frequentadas por pessoas mais jovens e cheias de músculos. Porém, com o aumento da quantidade de pessoas na terceira idade, as academias e estúdios de fisioterapia estão sendo cada vez mais frequentados por pessoas que querem se manter saudáveis e independentes.

A atividade física tem muitos benefícios como: melhora do sono, reduzir depressão, manter a saúde dos ossos. Na terceira idade, ela reduz risco de demência e permite que o idoso se mantenha forte e funcional, ou seja, sem depender de seus familiares no dia a dia.

O receio do paciente é tornar-se dependente, por isso atendo pessoas que procuram o geriatra aos 40 anos de idade para já se prevenir. Se você quiser ter uma atitude para envelhecer bem, faça atividade física, ela ainda melhora e previne doenças cardiovasculares, como derrames e infartos.

Em idosos mais frágeis ou com osteoporose e doenças articulares, ela ajuda a prevenir o risco de quedas e o idoso se mantém capaz de se cuidar sozinho por mais tempo.

Dentre as atividades físicas recomendadas estão: exercícios aeróbicos, exercícios de força ou resistidos, alongamento e exercícios de equilíbrio. Todos eles ajudam o idoso a ter mobilidade, flexibilidade, força, equilíbrio, independência e condicionamento físico.

Todos são importantes, dentre eles, os exercícios resistidos, conhecidos popularmente como musculação, estão entre os principais para envelhecer bem, porque retardam a perda de massa muscular que ocorre com o envelhecimento. Acima de 80 anos de idade, a sarcopenia (doença com musculatura baixa) pode ser encontrada em ate 50 por cento dos idosos.

Ganhando e mantendo a massa muscular, a pessoa se mantém forte e independente, permanecendo bem até o fim da vida. É importante cuidar da parte nutricional também, porque o aporte de proteínas deve ser maior na terceira idade.

E ainda mais, não há idade para iniciar atividade física, estudos mostram benefícios em em qualquer idade, mesmo para quem nunca praticou nenhum esporte. Por último, a atividade física pode ser também uma grande aliada para fazer você sair de casa e fazer novos amigos.


Daniela Lima CRM 140970
Geriatra – Hospital das Clínicas da FMUSP e Hospital Israelita Albert Einstein
Instagram e Facebook @danielalimageriatra
Site: www.danielalimageriatra.com.br

Entrevista realizada para o site da Granja Viana, para o Jornal d'aqui digital, confira: https://jornaldaqui.com.br/como-se-manter-forte-e-independente-apos-os-60-anos/